Associação dos Veteranos de Basquete Minas Gerais

Fundação da FBBM:

Fundação da AVBB – Associação dos Veteranos de Basquete do Brasil, hoje FBBM – Federação Brasileira de Basquetebol Máster

Nascida entre um bate-papo e o florescer de uma paixão.

Após o racha tradicional do meio-dia, ainda com os cabelos cheirando a queimado de sol, na quadra descoberta e como sempre no Náutico Cearense, um grupo de ex-atletas – entre seus integrantes estava Iramar Pinto – reuniu-se em volta de um suco ou cerveja, para bater papo e comentar sobre a pelada realizada.

Num destes dias, no final de 1984, estava presente uma pessoa muito querida e respeitada por ex-atletas, que ensinou aos cearenses a jogar basquete, o Chico Cunha.

Ele nos falou sobre um movimento que existia em Belo Horizonte há alguns anos, que conseguira reunir ex-atletas, de forma organizada e sem as rivalidades da juventude, para praticar o esporte de que tanto gostavam, além de serem motivados pelos churrascos, cervejas e torneios.

Como viajava muito por este Brasil, Iramar Pinto aproveitou uma dessas viagens e foi a Belo Horizonte, onde procurou por telefone o Walter Rohlfs, expressão de dedicação e amor ao basquetebol. Walter deixou-lhe no hotel o regulamento, os estatutos e outras informações.

Só pela leitura, Iramar ficou entusiasmado.

Chegando em casa mostrou o material a alguns companheiros que também foram contagiados e se prontificaram a ajudá-lo a desenvolver algo semelhante em Fortaleza.

Mais tarde Iramar voltou a Belo Horizonte, agora para colher maiores detalhes e concretizar os planos.

Desta vez, foi recebido pelos mineiros Walter, Carlinhos, Paulo Careca, Dute e João de Castro, todos acompanhados pelas esposas, demonstrando de saída que sem a colaboração delas, seria impossível desenvolver a contento algo participativo e organizado. Acertaram logo a ida de uma equipe mineira a Fortaleza, na ocasião sem um critério de faixa etária – de 35 a 70 anos, valia tudo.

O evento deu-se em setembro de 1985. Foi um sucesso.

Esporte regado a churrasco e muita cerveja.

O tipo de evento permitia essas regalias.

Felizes pelo evento com os mineiros em Fortaleza, de terem fundado a Associação local, realizando o primeiro torneio com a presença de mais de 90 participantes, além de terem tido uma colaboração na primeira hora de diversos patrocinadores, os cearenses ficaram motivados e Iramar iniciou contatos com basqueteiros de outros estados.

De início recebeu apoio de Ernane da Bahia, Monta e Edmon de São Paulo, Leopoldo (Pará) de Brasília, além dos mineiros, Walter, Carlinhos, Paulo Careca, Dute e João de Castro.

Finalmente em dezembro de 1985 na cidade de Fortaleza, realizou-se o primeiro Encontro Nacional dos Veteranos de Basquete, que contou com a presença de cinco estados: Ceará, Minas Gerais, Bahia, Brasília e São Paulo.

E, num almoço no antigo restaurante Sandra`s, selaram o compromisso, dando início ao embrião e fundando a AVBB – Associação dos Veteranos de Basquete do Brasil, que mantém vivos os feitos dos grandes craques do esporte além de mantê-los atuantes.

Iramar Veríssimo Pinto (Fundador e 1º Presidente)

>> Clique aqui e visite o site da FBBM.